DNA, Gene e Genoma

Fonte: http://www.genome.gov/18016863


O ácido desoxirribonucléico (DNA) é o composto químico que contém as instruções necessárias para desenvolver e dirigir as atividades da maioria dos organismos vivos. Moléculas de DNA são feitos de dois filamentos torcidos e emparelhados, muitas vezes descritos como uma dupla hélice.
Cada fita de DNA é composta de quatro unidades químicas, chamadas de bases de nucleotídeos, que compõem o “alfabeto genético”. As bases são a adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C). As bases nas fitas opostas formam pares específicos. Uma A sempre faz par com uma T; uma C sempre forma par com a G. A ordem dos As, Ts, Cs e Gs determina o significado da informação codificada na parte da molécula de DNA, assim como a ordem das letras determina o significado de uma palavra.
O conjunto completo do DNA de um organismo é chamado o seu genoma. Praticamente todas as células do corpo contém uma cópia completa dos cerca de 3 bilhões de pares de bases de DNA, ou letras, que compõem o genoma humano.
Com sua linguagem de quatro letras, o DNA contém as informações necessárias para construir todo o corpo humano. Um gene refere-se tradicionalmente, à unidade de DNA que leva as instruções para sintetizar uma proteína específica ou um conjunto de proteínas. Cada um dos 20.000 a 25.000 genes estimados no genoma humano codifica uma média de três proteínas.
Localizados em 23 pares de cromossomas embalados no núcleo de uma célula humana, os genes dirigem a produção de proteínas com o auxílio de enzimas e moléculas mensageiras. Especificamente, uma enzima copia a informação no gene de DNA para uma molécula de ácido ribonucleico chamada mensageiro (mRNA). O RNAm viaja para fora do núcleo e no citoplasma da célula, é que o mRNA é lido por uma máquina molecular pequena chamada ribossoma, e a informação é utilizada para ligar as moléculas formando pequenos grupos químicos chamados aminoácidos na ordem correta para formar uma proteína específica.
As proteínas formam estruturas do corpo, como os órgãos e tecidos, bem como realizam as reações químicas de controle e transporte de sinais entre as células. Se o DNA de uma célula sofre mutações, uma proteína anormal pode ser produzido, o que pode perturbar os processos habituais do corpo e conduzir a uma doença, tal como câncer.

Comentários